Google
Memórias do Front: Bem - Vindos!

O objetivo deste blog é resgatar, através de artigos, histórias de pessoas que se envolveram no maior conflito da História - A Segunda Guerra Mundial - e que permaneceram anônimas ao longo destes 63 anos. O passo inicial de todo artigo publicado é um item de minha coleção, sobretudo do acervo iconográfico, a qual mantenho em pesquisa e atualização. Os textos originados são inéditos bem como a pesquisa que empreendo sobre cada imagem para elucidar a participação destes indivíduos na Guerra.

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Bem - Vindos!

Sejam todos bem vindos as Memórias do Front. O objetivo desse blog é resgatar, através de artigos, histórias de pessoas que se envolveram no maior conflito da História - A Segunda Guerra Mundial - e que permaneceram anônimas ao longo destes 63 anos para o mundo. O passo inicial de todo artigo aqui publicado é um item de minha coleção, sobretudo do acervo iconográfico, o qual mantenho em constante pesquisa e atualização. Cada imagem aqui explorada é original e pertence ao meu acervo pessoal.

Minha maior paixão nesta pesquisa paralela que conduzo são os homens que pilotaram e participaram dos embates aéreos durante o conflito, sobretudo as tripulações de aviões bombardeios. Eventualmente tratarei de expor outras imagens que fujam deste contexto inicial e também explorarei parte do acervo material que possuo.

Convido a todos vocês iniciarem esta jornada pelas memórias por mim construídas de pessoas que deram seu sangue para o mundo através dos pequenos e, às vezes, anônimos registros que deixaram em sua passagem pelo Globo terrestre.

Enjoy!

22 comentários:

Galdino Neto disse...

Parabéns pela inciativa, Nanda!
Vou acompanhar seus artigos com prazer.
Boa sorte1

Galdino

Fernanda de S. Nascimento disse...

Obrigada Dino! Em breve publicarei novo artigo. :-)

Solidarité Féministe disse...

Oi Fernanda, isso mesmo, devemos sempre tentar popularizar nossas pesquisas acadêmicas, penso que é assim que se constrói a história, divulgando conhecimento sempre!!! Muito bom teu blog!
Não sei se viu, mas também montei um blog pra discutir questões relacionadas à minha área de pesquisa o endereço é: http://www.maitepeixotohistoriadora.blogspot.com

Anônimo disse...

Fernanda,
Adoro historia. E um dos periodos que mais me encanta, com certeza, e o da WWII.
Bela iniciativa. Fique seu fa; ja adicionei a HP em meus "favoritos", e aguardo ansioso por novos artigos.
Atenciosamente, Helmar Oliveira

Fernanda de S. Nascimento disse...

Helmar,
Muito obrigada por sua mensagem! Ela é muito importante para o projeto que este blog está lançando. Na semana que vem haverá um novo artigo publicado que estou aprontando. Fique a vontade, pois esta é sua nova casa! Abraços.

Unknown disse...

Olá Fernanda, Parabéns por sua iniciativa.Meu Nome é Alexandre e moro em cachoeirinha/RS. Tenho grande interesse pelo tema aviação militar e especialmente pela II Guerra Mundial. Estou finalizando o curso de história na Unisinos este ano e realizo TCC sobre o 1° Grupo de Aviação de Caça da FAB. Gostaria de manter contato e, se possível contar com sua ajuda no trabalho!
Um Abraço!
Alexandrebest@pop.com.br

Unknown disse...

Fernanda nao preciso aqui dizer o quao importante isso eh para o pais. Infelizmente acoes como essas sao isoladas, e nosso pais nao conta com um passado, infelizmente. Mas a partir dessas iniciativas vemos que ainda nao esta perdido. Vamos a luta. Parabens. vou acompanhar e difundir.

Fernanda de S. Nascimento disse...

Alexandre! Minha TCC foi sobre o Exército brasileiro na década de 1930 e com certeza podemos trocar informações! Irei lhe mandar uma mensagem. Muitl obrigada pelo seu comentário!

Fernanda de S. Nascimento disse...

Carlos, grata pelos seus comentários! Ficarei muito grata se difundir meu trabalho e acompanha-lo. Em breve abordarei alguns temas relacionados ao Brasil também. O espaço aqui é dos leitores e sugestões serão sempre bem vindas. Mais uma vez obrigada!

Anônimo disse...

Oi Fernanda. Sou academico de historia no interior do RS e apaixonado por historia militar na antiguidade e idade media. Sucesso no teu empreendimento que, tenho certeza, vai te proporcionar muito prazer e....muito trabalho. ;o)

Braulio Flores disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Braulio Flores disse...

Oi Fernanda, tudo bem? Aqui quem te fala é o Bráulio da ala Lindóia. Parabéns pela iniciativa e pelo texto. Será que você aceita contribuições? Também tenho apreço por História Militar e escrevi alguns artigos sobre a Segunda Guerra Mundial. Se aceitas me envia o e-mail, que irei postar alguns... Forte abraço e Sucesso

Fernanda de S. Nascimento disse...

Braulio! Muito obrigada pelo seu comentário! Não imagina que tinhas este gosto pela história da guerra! Estou pensando em aceitar contribuições tão logo a estrutura do blog esteja forte. Mas seria bastante interessante ler teus textos! Vamos manter contato! Amanhã estarei publicando novo artigo. Um abraço.

Unknown disse...

Adorei a foto de aberura! :-)

Unknown disse...

Prezada Fernanda.
Excelente o seu Blog. Parabéns pela iniciativa.
Albérico Andrade - Natal-RN

Fernanda de S. Nascimento disse...

Caro Albérico, muito obrigada pelo seu comentário. É muito importante ouvir bons comentários nesta etapa do trabalho. O convido a acompanhar semanalmente o blog. Na segunda feira será exposta uma pesquisa que estou a terminar sobre uma tripulação de B-17 perdida sobre território alemão em agosto de 43.
Abraços,
Fernanda

le avieteur disse...

olá fernanda um amigo co quem divido a paixão pela história militar acaba de indicar seu blog, fiquei maravilhado, parabéns, serei um visitante diário e fiél. boa sorte.

italo clay

italoclay@gmail.com

Fernanda de S. Nascimento disse...

Ítalo! Muito obrigada pelo comentário! Ele é muito importante! Abraços.

Unknown disse...

MARAVILHOSA iniciativa!!!

Anônimo disse...

Olá Fernanda, adorei seu Blog. Eu também gosto muito da história da 2ª Guerra. Pois me criei ouvindo meu pai contar.Já add nos meus favoritos visitarei com frequencia. Parabéns pela iniciativa...abraços
Marlene

Unknown disse...

Parabéns pela iniciativa Fernanda, sou muito afxionado pela II guerra mundial!
adorei o blog
Parabéns

Anônimo disse...

Fernanda,

O teu blog faz parte dos meus "favoritos". A forma com que contas os fatos nos faz sentir o lado humano dos participantes desta parte da história. É também admirável a tua imparcialidade (embora seja o que se espera de uma historiadora). Continue.